Projeto de Enriquecimento Curricular:
Clube das TIC – Explorando as Tecnologias

O Clube das TIC será um espaço de aprendizagem, lúdico e de inclusão, onde a diversidade dos alunos seja reconhecida, com respostas adequadas ao seu potencial e necessidades individuais.
Pretende-se oferecer aos alunos um espaço onde poderão realizar diversas atividades, utilizando as TIC de acordo com as suas preferências, e serem apoiados em atividades curriculares e extracurriculares, que impliquem a utilização das mesmas.
As tecnologias facilitam a comunicação e o acesso à informação, bem como o desenvolvimento de capacidades e competências funcionais. No caso de alunos com Projeto Educativo Individual (PEI), dos muitos fatores que podem contribuir para uma maior motivação para a aprendizagem, as TIC assumem um papel preponderante no seu desenvolvimento académico, socioemocional e pessoal.
Horário e local de funcionamento: a definir (sugestão horário: 2 vezes por semana – 45 ou 90m cada sessão)

Membros:
O Clube terá como membros permanentes, se os encarregados de educação autorizarem, os alunos com medidas adicionais, acompanhados se possível, por um professor da Educação Especial. Porém, estará aberto a todos os alunos da Escola Secundária de Ponte de Lima que, de forma voluntária, se inscrevam e que pretendam realizar trabalhos/projetos e ou explorar as novas tecnologias.


Objetivos:
➢ Promover o interesse e a consciencialização sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação entre os membros do clube;
➢ Fornecer um ambiente de inclusão e de aprendizagem colaborativa, onde os membros possam partilhar conhecimentos e habilidades relacionadas com as TIC;
➢ Desenvolver habilidades práticas na utilização de ferramentas e softwares relevantes para as TIC;
➢ Criar condições para a promoção do sucesso escolar e educativo dos alunos;
➢ Desenvolver uma atitude responsável, individual e coletiva;
➢ Favorecer o desenvolvimento do potencial criativo dos nossos alunos, através da utilização das novas tecnologias;
➢ Apoiar projetos de escola e/ou de turma desenvolvidos com recurso às TIC.

Atividades:
Os membros do clube, além das atividades de pesquisa e análise de informação, utilização das aplicações do Office, redação de trabalhos, projetos e/ou portfólios, gamificação (….), poderão participar em determinadas atividades, que se possam desenvolver em colaboração/parceria com os cursos profissionais da escola e ou entidades ligadas às tecnologias, nomeadamente:
❖ Palestras: assistir a palestras para as quais sejam convidados e participar de atividades práticas.
❖ Workshops e cursos: participar em workshops e cursos para aprender e praticar habilidades específicas, como programação, robótica, design gráfico, entre outros.
❖ Visitas técnicas: organizar visitas técnicas a empresas, universidades ou centros de pesquisa para os membros do clube conhecerem de perto as aplicações práticas das TIC.

Etapas de implementação:
✓ Divulgação do Clube através da elaboração de um cartaz, que será afixado em cada um dos Blocos de aulas e publicado na Página e Facebook do Agrupamento;
✓ Os Diretores de Turma (DT) deverão informar os seus alunos e respetivos Encarregados de Educação (EE) acerca dos objetivos e horário de funcionamento do Clube;
✓ Os alunos interessados deverão transmitir ao respetivo DT o seu interesse em frequentar o Clube, mediante autorização dos EE;
✓ Os DT enviarão ao dinamizador do projeto os nomes e respetivos endereços de correio electrónico dos alunos interessados.


Recursos necessários:
Espaço físico: Uma sala ou laboratório equipado com computadores, acesso à Internet e recursos audiovisuais.

Avaliação:
• Feedback contínuo: Obter feedback dos membros do clube para avaliar o nível de satisfação, identificar necessidades adicionais e fazer ajustes nas atividades.
• Acompanhamento do progresso: Acompanhar o progresso individual dos membros em relação às habilidades técnicas adquiridas ao longo do tempo.

Proponente: Anabela Sobrinho