O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade. A nível infraestrutural, as escolas públicas são dotadas de computadores, conetividade e licenças de software.

A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) é a entidade responsável pelo fornecimento dos equipamentos aos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas (AE/ENA) que, por sua vez, ficam encarregues de ceder aos alunos o direito de utilização temporária e gratuita de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, no âmbito da execução da medida «Universalização da Escola Digital», na qualidade de comodatários.

Este processo requer a entrega do equipamento na sede de cada AE/ENA, a assinatura de um Acordo de Cooperação sobre a utilização de equipamentos informáticos, entre os respetivos AE/ENA e a SGEC, bem como a assinatura de um Auto de Entrega pelo Encarregado de Educação do aluno a quem for cedido o kit.

Cada kit é composto por um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM, que garante a conetividade a partir de qualquer ponto do país (pressupondo uma utilização responsável de dados móveis). Foram definidos três tipos de computador: 1) 1º ciclo do ensino básico; 2) 2º e 3º ciclos do ensino básico; e 3) ensino secundário. Os tipos de equipamentos foram ajustados às necessidades de utilização expectável de cada nível educativo em contexto de aprendizagem.

O AE solicita a devolução de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, nas seguintes situações:

    1. Quando os alunos tenham completado o ciclo ou nível de ensino a que se destinam os equipamentos a fornecer ou a escolaridade obrigatória;

    1. Nas situações de transferências de alunos para outro AE/EnA distinto do 2.º outorgante;

    1. Em caso de aplicação de medidas disciplinares sancionatórias aos alunos que determinem a «transferência de escola» ou a «expulsão da escola».

Nos casos previstos no número anterior, a devolução dos equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos pelo EE ou pelo aluno deve ocorrer através da entrega dos mesmos nas instalações da sede do AE/EnA no prazo máximo de uma semana, após a verificação dos factos aí descritos.

O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se a zelar pela conservação dos bens e equipamentos que lhe são cedidos por comodato (empréstimo), devendo restituí-los no fim do período indicado nos pontos anteriores nas condições que resultam de um uso responsável e prudente, sob pena do acionamento de obrigações contratualmente previstas por perda ou deterioração dos bens e equipamentos.

O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se, ainda, a suportar todas as despesas devidas pela recuperação dos bens ou equipamentos sempre que os danos advenham de mau uso ou negligência na sua conservação.

Tutorial Primeiro Arranque do Portátil

COMO PROCEDER AO DESBLOQUEIO CUCo

Passo 1: aceda ao site: https://cuco.inforlandia.pt/ucode/  Desbloqueio CUCo

Passo 2: introduza o nº de série do equipamento ex: WH1140PT020454 ou 22xu….(lenovo) as restantes informações estão no ecrã do portátil

Passo 3: Clicar em mostrar código.

Passo 4: introduzir o código de desbloqueio no portátil, para os Lenovo tem que fazer este procedimento 2 vezes.

MUITO IMPORTANTE AGORA:

5- Aconselhamos a fazer, de imediato, a atualização do sistema de segurança para evitar futuros bloqueios.
Clique aqui:  https://cuco.inforlandia.pt/updates/,para aceder ao comunicado do aviso de segurança e ao utilitário de atualização, que deve descarregar de imediato e executar no seu computador.
Alertamos, que para este procedimento, o equipamento terá que estar ligado à Internet, data e horas atualizadas.

Enviamos em anexo folheto explicativo e os passos para desbloquear o equipamento.
6- Para proceder ao desbloqueio do seu equipamento, por favor aceda a  https://www.inforlandia.com/suporte-tecnico-e-apoio/, escolha a opção Desbloqueio Sistema de Segurança CUCo, preencha os campos solicitados, o numero de série a utilizar está na base do equipamento, ou na caixa do mesmo, os dados seguintes encontram-se no monitor ( ecrã azul) e selecione Mostrar Código. ( letras são minúsculas)
Alertamos que este código de desbloqueio é único para este computador e válido apenas para o momento em que o código é pedido. Se o computador for reiniciado, deverá pedir novo código para o novo desbloqueio.

Desbloqueio_Cuco

Solução para os routeres ThinSmatrix ligação rede Vodafone:

1º Passo – inserir cartão no router
2º Passo – ligar o router (pass Wifi está atrás da bateria)
3º Passo – Conectar MobilerRouter no portátil
4º Passo – abrir browser e digitar 192.168.1.1
5º Passo – selecionar configuração de rede vai pedir pass (admin nas duas linhas)
6º Passo – Escolher Ap1 e no campo nome mudar para Vodafone e em APN escrever ensino.vodafone.pt terminar clicando em aplicar.

A luz da rede no moblie router passará de verde ou laranja para azul e já tem internet.

Manual Detalhado

Computadores FASE 2 Insys – 2º e 3º Ciclos

para cartões Vodafone é necessário atribuir APN

Adicionar APN: Menu Definições > Rede e Internet > Telemóvel > Opções avançadas e configurar o perfil APN.
Clicar em adicionar um APN.
Perfil: Vodafone
APN: ensino.vodafone.pt
Utilizador: admin
Password: admin
Carrega aplicar este perfil e guardar.
Reiniciar o computador.

Germano Moure