A Semana da Leitura decorre entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março, na ESPL, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027 em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, com o objetivo de celebrar e incentivar o prazer de ler, associado com múltiplas atividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores.

Assim, iniciou-se a semana, dia 27, com momentos musicais em colaboração com os alunos da Academia de Música Fernandes Fão de Ponte de Lima; o lançamento do Concurso Concelhio de Leitura; a participação do Grupo de Teatro da escola Teatretas com a leitura expressiva  de um texto  do jornalista Vítor Matos, O que ando ler;  a presença do escritor, Mestre e Doutor em Ciências Forenses, Ezequiel Rodrigues, que apresentou o seu romance Ódios de Fronteiras; O Srº Amândio Amorim de Sousa Vieira que partilhou a sua paixão pela fotografia e o amor às personalidades limianas na Palestra sobre  Tempos, Memórias e Imagens; cinema na Biblioteca com os filmes O Rapaz e a Coruja de Mário Gajo de Carvalho e Pit: O Coelhinho Verde – o aniversário, de Fernando Correia.

Dia 28 de fevereiro- Apresentação do livro Volta a Portugal pelo Professor Doutor, Álvaro Domingues, doutorado em Geografia Humana.

29 de fevereiro, quinta-feira – Um Workshop Restaurar Livros, Hospital dos Livros; uma Sessão Formativa com o Professor Augusto Viana sobre Língua Gestual; Futurismo e Tudo … Ilustração de poesia em colaboração com os alunos de Artes Visuais; um momento de poesia A Mulher com o Srº José Ernesto Costa; Cinema na Biblioteca com o filme Quem te deu licença para te meteres na minha vida? Os Verdes Anos, de Paulo Rocha.

1 de março sexta-feira

A apresentação do livro Lubrificantes e lubrificações pelo Engenheiro Químico, Mestre pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, Raul Amorim Abreu. Um livro que fornece informações detalhadas sobre lubrificantes, a sua importância na manutenção de máquinas e equipamentos e as técnicas adequadas para garantir o bom funcionamento e longevidade dos equipamentos.

 Uma exposição permanente com 25 poemas sobre o 25 de abril; quatro Desafios Literários cujo resultado será afixado no Andante.

Na biblioteca encontra-se um piano para que os alunos com conhecimentos musicais possam usufruir acompanhados ou não de leitura. Terminamos a semana, enriquecidos com a partilha de novas experiências, novas leituras, novos autores, novas perspetivas, novos seres humanos.