No dia 16 de março, no Forte de Santiago da Barra, Viana do Castelo, decorreu a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens: Ensino Básico, subordinado ao tema: “Literacia Financeira: Os Jovens Contam!”
Depois de meses de trabalho e preparação, os jovens deputados Marta Antunes do 9ºAC, Clara Lago, 9º B e João Torres, 9º AC , defenderam com convicção, dever cívico, político e democrático, as medidas elaboradas na Sessão Escolar:
1. Criar uma aplicação onde os alunos poderão simular/jogar e aprender a gerir a mesada e/ou um orçamento familiar.
2. Realizar Workshops periódicos sobre literacia financeira, criação de podcasts e apresentação dos trabalhos realizados numa semana da “Literacia Financeira”.
3. Criar uma disciplina de Educação Financeira e/ou maior relevo do tema, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, onde se desenvolverão trabalhos e competições interturmas de gestão de orçamento familiar.
O AEPL elegeu a aluna Sofia Barge do 8º A, como Vice-Presidente de Mesa da Sessão Distrital, que exerceu de forma exemplar as suas funções.
Ao desempenharem o papel de deputados, aprenderam e aplicaram os conhecimentos sobre regras de debate e comunicação, consciencializando-se para a tomadas de decisões na Assembleia da República.
Apesar dos nossos jovens não terem sido eleitos para a Sessão Nacional, contribuíram para a elaboração do Projeto de Recomendação do nosso Distrito.
Parabéns para todos os 40 alunos envolvidos, que sempre se revelaram bastante participativos e comprometidos com o projeto.
Ficou a vontade de participar para o próximo