Nos dias 27 e 28 de maio decorreram, no auditório da ESPL, as VIII Jornadas da Saúde, organizadas pelo Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde e sobre a temática já referida. Para além dos alunos de saúde, o evento contou com a participação dos alunos dos Cursos Técnico Comercial e Técnico de Desporto e dos alunos dos 9º anos, convidados para se juntarem à iniciativa.
A abertura, no dia 27, foi marcada pela palestra da nutricionista Filipa Quintela Leite, que abordou a importância de uma alimentação equilibrada para a promoção da saúde e bem-estar.
Seguiu-se uma aula prática de Pilates, orientada pelas fisioterapeutas Mafalda Gonçalves e Belém Peixoto, com o objetivo de sensibilizar os participantes para a importância da postura corporal.
Ainda durante a manhã, a Dra. Marina Barros e a Dra. Maria José Mota Vieira, com a colaboração da Dra. Catarina Pinto, da Farmácia São Gonçalo, dinamizaram uma sessão informativa sobre os cuidados a ter com a pele, partilhando conselhos úteis para a sua proteção e manutenção.
No período da tarde, a Dra. Amanda Lista Rey e a Enf. Antónia Costa, da ULSAM, realizaram uma palestra dedicada aos Cuidados Paliativos, realçando a sua importância na humanização dos serviços de saúde.
A tarde prosseguiu com a apresentação das Formações em Contexto de Trabalho (FCT) e das Provas de Aptidão Profissional (PAP), bem como com a partilha das atividades realizadas pelos alunos dos 10.º e 11.º anos.
No segundo dia das Jornadas, 28 de maio, foram concluídas as apresentações dos locais de FCT e das componentes práticas das PAP.
Houve ainda lugar para uma sessão prática sobre práticas associadas à cadeia de sobrevivência, nomeadamente Suporte Básico de Vida, como ligar 112, PLS e cuidados a ter na obstrução da via aérea dinamizada pelas alunas do 12ºano do Curso Técnico Auxiliar de Saúde e que teve como publico alvo os alunos do 9.º ano.
O balanço final destes dois dias de formação foi bastante positivo. As atividades desenvolvidas foram um importante contributo na sensibilização e partilha de conhecimentos na área da saúde, para além de terem constituído uma mais valia na formação científica e humana de todos os participaram nas Jornadas. É realmente importante gostarmos de nós e para isso não nos podemos esquecer da SAÚDE!
Alunos do 11ºano do Curso Profissional de Saúde
