No âmbito do Dia Europeu das Línguas, que se celebra anualmente a 26 de setembro, a nossa escola, lugar de encontros e de descoberta, de partilha e de crescimento, encheu-se de mensagens coloridas sob a forma de palavras-chave e/ou expressões para realçar a importância da inclusão social e cultural para que a escola seja verdadeiramente vivida com e para todos! A comunicação (verbal e não-verbal) sustenta as relações interpessoais. Dessa forma, a aprendizagem de línguas estrangeiras e o contacto com distintas culturas são uma mais-valia inegável que contribuem para o nosso crescimento e a compreensão do nosso “alter-ego” e do mundo!

O Conselho da Europa instituiu essa data com o objetivo de promover a diversidade linguística e cultural, realçando o papel preponderante da aprendizagem das línguas para a inserção no mercado laboral e a formação de cidadãos capazes de interagir em diversos contextos, criando pontes e sinergias com vários interlocutores, com vista ao enriquecimento mútuo.

Como comunidade escolar, aberta ao diálogo e à partilha, celebramos não só a riqueza das línguas europeias, mas também a importância da comunicação e da compreensão mútua como ferramentas de cooperação, de colaboração, de entreajuda e de amizade. Cada língua representa uma história, uma identidade e uma forma única de ver o mundo. Aprendemos e crescemos no contacto direto com o outro! Esta simbiose potencia o nosso crescimento pessoal e social mediante a valorização de princípios primordiais, tais como a escuta atenta, a partilha, a tolerância e o respeito.

Pretendemos que esta celebração seja uma oportunidade para fortalecer laços entre todos nós, valorizando a pluralidade que nos une. Convidamos todos os alunos a acolherem os discentes oriundos de países estrangeiros, incentivando-os a partilhar vivências e experiências. Que sejamos todos uma grande família, aberta ao diálogo, onde cada voz seja ouvida e cada coração acolhido!