Programa ERASMUS+

Intercâmbio Europeu na Lituânia

No âmbito do programa ERASMUS+ KA154 “Democracy Building and Social Cohesion”, cofinanciado pela Comissão Europeia, cinco alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, acompanhados pelos professores António Matos e Merceana Silva participaram numa mobilidade à Lituânia na última semana de maio de 2025. A escola anfitriã foi Raseiniu r. Girkalnio pagrindine mokykla, que fica situada em Girkalnis, Raseiniai, na Lituânia.

Este projeto é coordenado pela escola Iskenderun Kiz Anadolu Imam Hatip Lisesi, situada em Hatay, Turquia, e esta foi a última mobilidade do projeto, que teve a duração de 12 meses. Foi uma experiência enriquecedora para os participantes dos três países: Lituânia, Portugal e Turquia. As várias atividades realizadas ao longo da semana incidiram sobre o tema da democracia. Os alunos trabalharam em grupos e através de simulações foram desafiados a criarem cidades ideais e a eleger presidentes da câmara para essas cidades, passando por fases de campanha e eleição; enfrentaram assuntos da vida real como a alocação de orçamento e a crise dos refugiados; discutiram e fizeram vídeos sobre o voto 16. Os alunos também tiveram a oportunidade de visitar a Câmara Municipal de Raseiniai, conversando e debatendo algumas ideias e ideais da democracia com o Presidente da Câmara, Arvydas Nekrošius. A semana culminou na visita ao Parlamento da Lituânia, “Lietuvos Respublikos Seimas”, em Vilnius. Um deputado do parlamento, Matas Skamarakas, fez uma vista guiada ao Parlamento, explicando um pouco da história dos edifícios que compõem o parlamento e a história do país.

As diversas atividades ao longo da semana permitiram desenvolver nos participantes a interação, colaboração, investigação e a criatividade como também desenvolveram competências de uma cidadania ativa e o sentido de pertença à comunidade Europeia. Ainda houve tempo para workshops de intercâmbio cultural, onde os alunos aprenderam músicas e danças tradicionais. Como os voos de ida e de regresso foram de Riga, Letónia, os alunos também conheceram um pouco de Riga e a história da Letónia, principalmente durante a visita ao Museu da Ocupação da Letónia. Ficaram, assim, com uma visão alargada da história dos países Bálticos. No regresso, houve uma escala em Amesterdão com muitas horas de espera, o que permitiu uma visita rápida à cidade, principalmente para ver onde ficava a casa de Anne Frank.

A professora Patrícia Correia acompanhou o grupo na modalidade de job-shadowing do Projeto ERASMUS+ KA121, discutindo e partilhando, com colegas Lituanos, boas práticas no processo ensino-aprendizagem, nas áreas das Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento. Para além da escola Raseiniu r. Girkalnio pagrindine mokykla, a professora também visitou e acompanhou aulas na escola Raseinių Šaltinio progimnazija.

Foi um intercâmbio memorável para todos os participantes.