Semana da Leitura 2025
A Biblioteca Escolar foi palco de múltiplas iniciativas, como uma tertúlia Literária, com a participação de pais, professores e assistentes operacionais. Paralelamente, os alunos do 12º ano de Artes Visuais expressaram a sua criatividade, ligando a poesia de Camões ao desenho, e dando uma nova dimensão visual à poética camoniana.
E porque a arte pode ser expressa de múltiplas formas, desafiamos a comunidade a imortalizar a obra e a vida de Luís de Camões através de pins criativos e inspiradores. Transformou-se os seus versos e a sua história em autênticas miniaturas artísticas.
Entre palestras de prestigiados convidados, passeios literários pelo centro da vila e sessões sobre ciência e literatura, a Biblioteca Escolar desempenhou um papel agregador, ligando saberes e promovendo o espírito crítico, destacando a sessão sobre “O Poder e os Limites da Ciência”, proferida pelo Dr. Mário Leitão, que abordou os desafios do conhecimento científico e os seus limites.
A diversidade de exposições patentes nos vários espaços da escola, apresentaram trabalhos inovadores como “Figurinos de Camões”, “As Mulheres de Camões”, “Poemas Rap”, Sarau Literário, Os medos de Camões, que demonstram como a literatura pode ser reinterpretada e reinventada pelos alunos. Além disso, a exposição “Aromas do Oriente” conduziu a uma experiência sensorial única, recriando os perfumes das especiarias que marcaram as viagens dos Descobrimentos.
A Semana da Leitura culmina com “A Música e a Poesia em Camões”, um concerto especial que alia a musicalidade da palavra escrita à harmonia dos sons, proporcionando um encerramento memorável a esta celebração do conhecimento.
Esta Semana da Leitura 2025 foi uma descoberta, um convite à imaginação e ao prazer da leitura, sempre sob a luz orientadora da Biblioteca Escolar, um verdadeiro farol de conhecimento para todos!
A Equipa da Biblioteca Escolar do AEPL






























