O projeto EcoSecundária, no presente ano letivo, incrementou um dos temas propostos pelo programa EcoEscolas, a Geodiversidade.
No passado dia 14 de junho decorreu uma atividade que envolveu alunos do 10º ano de Ciências e Tecnologias, da ESPL, e os alunos do 3º ano do Centro Educativo da Facha.
Os nossos “Geomonitores”, Inês Vilares (10ºA), Inês Fernandes (10ºB), Sara Freitas (10ºB), Nuno Vilas Boas (10ºA) e Gonçalo Martins (10ºA) conduziram os ”mais pequenos” na exploração das rochas sedimentares, magmáticas e metamórficas: Depósitos aluvionares, Granito alterado, Caos de blocos e Veios de quartzo (em xisto) foram os temas desenvolvidos no Caderno do Explorador <À descoberta das Rochas da nossa “terra”>. Como complemento ao “caderno de campo” foi também criado, e registado na aplicação Wikiloc, um geotrilho que se inicia no Centro Educativo e termina na Sr.ª da Rocha, Facha.
Para tal, foi feito um reconhecimento prévio do percurso com levantamento geológico efetuado em aula/trabalho de campo, conduzido pelos professores de Geologia, Catarina Cruz e Gonçalo Faria.
No final resultou uma atividade enriquecedora para miúdos e graúdos, da qual deixamos alguns registos.
O Coordenador do EcoSecundária,
Gonçalo A.B. Faria
















