Mais uma vez, o AEPL marcou presença.

Na quarta-feira 4 de julho participamos do III Encontro Regional da REEI (Rede de Escolas de Educação Intercultural) que ocorreu em Aveiro.

Da palestra ministrada pelo Professor Fernando Ilídio Ferreira, da Universidade do Minho, cujo o tema foi “Redes que aprisionam e redes que libertam: a interculturalidade como aprendizagem coletiva” reteve-se que muito se fala de diversidade o que coloca os vários intervenientes num plano de igualdade quando na realidade deveríamos falar de desigualdade, de diferença seja ela social ou económica, essa é a realidade.

O nosso Projeto deve pautar-se pela igualdade de oportunidades dando relevância à participação, ao enfrentamento das desigualdades através da rede escolar vista como mediação.

Devemos deixar de querer fazer muito e passarmos a esperançar, tornando o escutar numa fonte de aprendizagem coletiva em que todos tenham voz. Passarmos de escola de acolhimento a Escola Hospitaleira.

Para tal o Projeto não poderá ser encarado como algo que aprisiona, mas sim como uma construção onde ser formador é dizer escutar.

Esta reflexão veio confortar-nos de que passo a passo, o nosso Agrupamento está no rumo certo.

“A Educação como Prática de Liberdade” Paulo Freire.